quarta-feira, 22 de julho de 2009

A Vaga


Taquei dentro do pão uma lata de sardinha. Comi rápido. Sempre como rápido. Estava uma merda. Saí do escritório. Chamei o elevador. Enquanto esperava olhei pela janela do oitavo andar, vi uma roda na praça. O elevador chegou. Apertei o botão e me olhei no espelho. Dentro havia uma mulher e um menino, brigava com ele enquanto limpava seu nariz com força. Cheguei ao térreo. O porteiro veio falar comigo “olha aquele mulherão doutor” segui reto. Atravessei a rua, um mendigo veio falar comigo. Segui reto. Cheguei na praça. A roda estava fechada. Fiquei na ponta dos pés, um imbecil fazia um show barato de mágicas com um baralho. Tentei conseguir um espaço. Estavam colados um nos outros e havia um negão muito largo que ocupava espaço. A roda estava fechada para mim. Comecei a ir embora. Um moleque veio pedir se podia engraxar os meus sapatos. Perguntei o preço.
O quanto você quiser pagar doutor.
Não sou doutor. Eu tenho cara de doutor?
Tem sim senhor.
Mas eu não sou doutor. Minha mãe queria que eu fosse doutor.
Mas deixa doutor. – Ajoelhou.
Levanta moleque. – Segurei-o com força pelo braço. – Esta vendo
aquele negão na roda? Fez que sim com a cabeça. – Passa essa graxa na cara dele.
- Não posso doutor. – Tentou se soltar. Mostrei o revólver que carregava no paletó.
- Esta vendo isso aqui? – Fez que sim com a cabeça. – Beija o cano. – Ele beijou. – Agradeça a ele, por te salvar. Agradeça a ele – disse.
Mas doutor, revolver não fala.
Agradeça.
Obrigado revolver.
Agradeça direito.
...
Agora vai e esfrega a graxa. Se ele se meter a besta
com você eu atiro.
Doutor deixa eu ir embora.
Vou soltar seu braço, se fugir atiro. Agora vai lá. Ficarei sentado
aqui nesse banco.
Moleque olhou para trás. Mostrei o revólver. Começou então a passar à graxa. O negão saiu da roda, segurou-o pelo pescoço e desceu a porrada. Ele me olhou. Levantei as sobrancelhas e sacudi os ombros.
Fui até a roda, entrei no lugar do negão.

2 comentários:

  1. Um sarcasmo atormentador!
    E uma produçãoquase industrial!
    Ao menos um texto por dia!!
    Belo Trabalho!

    ResponderExcluir
  2. pooooooooooouts. estrategista em ação.
    mas ele leva um abridor no escritório para abrir a lata de sardinha???
    e a culpa? por onde andará?

    ResponderExcluir